Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

STJ: não se aplica aos casos de desaposentação o prazo decadencial decenal

Decisão foi publicada no informativo 535 do STJ.

Publicado por Cancelado22102015
há 10 anos

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que não se aplica o prazo decadencial decenal, previsto no art. 103 da Lei 8.213/1991, aos casos de desaposentação. Artigo 103, in verbis:

Art. 103. É de dez anos o prazo de decadência de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão de benefício, a contar do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo.

A decisão foi publicada no informativo 535 do STJ, divulgado hoje (13.03). Entenda:

DIREITO PREVIDENCIÁRIO. INAPLICABILIDADE DO PRAZO DECADENCIAL DE REVISÃO DE BENEFÍCIO AO CASO DE DESAPOSENTAÇÃO (ART. 543-C DO CPC E RES. 8/2008-STJ).

Não é possível aplicar o prazo decadencial decenal previsto no art. 103 da Lei 8.213/1991 aos casos de desaposentação. Com efeito, o referido dispositivo legal dispõe ser de dez anos o prazo para a revisão de ato de concessão ou de indeferimento de benefício, não sendo aplicável ao caso de desaposentação, que indica o exercício do direito de renúncia ao benefício em manutenção a fim de desconstituir o ato original e, por conseguinte, obter uma nova aposentadoria, incrementada com as contribuições vertidas pelo segurado após o primeiro jubilamento. Nesse contexto, vale lembrar que a instituição desse prazo decadencial no direito previdenciário foi uma inovação que limitou a revisão dos critérios adotados para o cálculo da renda mensal inicial, que, até então, poderia acontecer a qualquer tempo. A interpretação a ser dada ao instituto da decadência previsto no art. 103 da Lei 8.213/1991 deve ser restritiva, haja vista que as hipóteses de decadência decorrem de lei ou de ato convencional, inexistentes para a hipótese ora tratada. REsp 1.348.301-SC, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, julgado em 27/11/2013.

Identificamos que você pode se interessar por:

Curso Carreira Jurídica 2014.

  • Sobre o autorSeu sonho de carreira é real. Estude agora!
  • Publicações96
  • Seguidores300
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1946
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nao-se-aplica-aos-casos-de-desaposentacao-o-prazo-decadencial-decenal/113984817

Informações relacionadas

STJ. Previdenciário. Desaposentação. Decadência. Prazo de 10 anos. Inaplicabilidade.

Carolina Dominguez, Advogado
Artigoshá 4 anos

Não incide ITCMD na extinção ou no cancelamento do usufruto

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 3 anos

Escapando da decadência para revisão do INSS!

Sávio Silva, Advogado
Modeloshá 4 anos

Recurso Inominado para Afastar Decadência em Revisão da Vida Toda com Pedido de Sobrestamento do Feito por força do Tema 172 da TNU e 999 do STJ.

Taysa Justimiano, Advogado
Artigoshá 4 anos

Posso ser demitido após o afastamento por doença?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)