Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Quem tem medo da prova oral?

O nervosismo pode impedir que o candidato consiga demonstrar suas habilidades no momento de enfrentar a banca

Publicado por Cancelado22102015
há 9 anos

Quem tem medo da prova oral

Visualize a cena: concurso para carreiras jurídicas, meses (as vezes anos) de estudo e preparação. Tudo saiu como planejado, a aprovação veio na prova objetiva, nas subjetivas, nos exames médicos... Eis que chega a data da prova oral. Isso te causa palpitações? Bem-vindo ao clube dos que tremem só em pensar na pressão de ter que demonstrar seus conhecimentos em público, sem cometer erros. Afinal, prova de concurso público é tudo ou nada, não dá para refazer.

Para ajudar aqueles candidatos com os ânimos à flor da pelé, reunimos algumas dicas úteis para a semana anterior ou mesmo para o dia da prova que podem aliviar a tensão. Acompanhe:

1) Dê boas gargalhadas! Ao gargalhar os níveis de cortisol e adrenalina (hormônios do estresse) baixam e o cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que nos deixa relaxado. Além disso, ao dar uma boa gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta, auxiliando na potência e alcance da voz. Ou seja, o riso melhora o bom humor, eleva a autoestima e autoconfiança, e ajuda a eliminar sensações negativas, como tristeza e, até mesmo, depressão. Na semana da prova, assista a filmes de comédia, faça sessão de piadas com os amigos e veja vídeos engraçados no YouTube.

2) Adote um regime anti-stress! Alguns alimentos têm o poder de amenizar os sintomas do nervosismo. O candidato já pode colar na geladeira uma lista importante de ingredientes: alface, por exemplo, atua como um calmante natural; espinafre e brócolis previnem a depressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso; Peixes, frutos do mar, atum enlatado, carne de peru, cereais integrais e chocolate (com moderação) diminuem o cansaço e a ansiedade; a laranja melhora o funcionamento do sistema nervoso, é um ótimo relaxante muscular, combate o stress e previne a fadiga; alimentos com vitaminas do Complexo B, como leite em pó, queijo minas, amêndoas, ovo, leite, banana, aveia e batata são fontes importantes de energia.

3) Quem canta, seus males espanta! No cotidiano, o simples ato de ouvir músicas, cantar e tocar instrumentos pode proporcionar bem-estar ao organismo. O efeito se dá pela vibração do som, que desbloqueia o sistema nervoso, proporcionando um aumento nos níveis de neurotransmissores responsáveis pelo equilíbrio, ativa o sistema glandular, leva ritmo ao sistema cardiopulmonar, libera tensões musculares e coloca em movimento o sistema metabólico-locomotor. Além disso, cantar ajuda no treinamento para uma boa dicção. Portanto, é bom ir aquecendo as cordas vocais e aproveitar os momentos no chuveiro para soltar o gogó e liberar as tensões.

4) Momento zen! Segundo os adeptos da meditação, estar focado em tarefas presentes, no agora, nos oferece a oportunidade de experimentar um sentimento de segurança, de paz interior e de satisfação. É muito difícil desligar o cérebro ou mudar o tipo de pensamento, mas a prática da meditação pode ajudar o candidato a lidar com a pressão.

5) Treine sua apresentação com amigos e familiares! Um olhar crítico de terceiros pode ajudar a identificar falhas que você não consegue perceber sozinho. Se você ainda não sabe o tema da pergunta a ser realizada durante a prova, levante os assuntos mais prováveis e comece falando em voz alta tudo que estudou e lembra sobre os temas listados. Depois que as ideias estiverem ordenadas na sua cabeça, convide amigos e familiares para assistir sua explanação. Eles podem apontar não apenas possíveis brechas no conteúdo da apresentação, mas também falhas na sua postura e dicção.

Dica Extra! Quer ainda mais dicas para mandar bem na prova oral? O professor, palestrante e consultor William Douglas dará um curso rápido online de oratória, nessa sexta-feira (27), das 19h às 22h, ao vivo pelo site do CERS Cursos Online.

Este curso tem como objetivo ajudar você a falar e a se comunicar melhor. Isso inclui vencer o medo de falar em público e técnicas para ter sucesso ao falar em público ou negociar, inclusive sobre pressão.

O curso se destina a qualquer pessoa que queira subir um degrau em sua capacidade de falar em público, tanto faz se nunca falou em público ou se já é um orador mais experiente. O professor, palestrante internacional que já falou para mais de 1,6 milhão de pessoas, irá transmitir o essencial de 35 anos de experiência falando em público, palestras, júris, debates, etc.

Clique AQUI e faça agora mesmo a sua inscrição!

  • Sobre o autorSeu sonho de carreira é real. Estude agora!
  • Publicações96
  • Seguidores300
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações859
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quem-tem-medo-da-prova-oral/176645144

Informações relacionadas

Notíciashá 9 anos

Dicas para a prova oral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)